domingo, 15 de agosto de 2010

Entrevista com o Padre James Roberto

G1: Qual a sua opinião sobre o Estado Laico?
Pe.: Hoje há uma tendência a nível internacional, que vai de encontro a um certo consenso em nível de direitos e deveres humanos. O respeito à pluralidade e à diversidade é mais importante que um estado laico. É um laicismo positivo se ele respeitar a liberdade e a decisão individual e se ele dialogar com os vários segmentos da sociedade. Onde não haja espaço para discriminação ou preconceito.

G1: O que mudaria no Brasil se ele adotasse um estado não Laico e adotasse o Cristianismo, por exemplo, como religião oficial?
Pe.: Eu acho que com a globalização e a diversidade cultural nós iríamos ter satisfação, partindo do princípio que a maioria da população do Brasil hoje ainda é católica. Porém, conflitos e dificuldades seriam inevitáveis, os que não adotassem o catolicismo iriam cultuar suas diferentes religiões em casa, exatamente como acontecia quando o Brasil adotava o catolicismo como oficial. Isto poderia gerar um mal-estar, uma desconfiança. Contudo, não acho que iria gerar um mal, já que o principio do catolicismo é o bem estar da vida.

G1: Em sua opinião nenhuma religião esta livre de ações preconceituosas?
Pe.: Na minha opinião acho que não, pois em toda religião há um costume e uma tradição que influencia o jeito de ser e pensar de cada um.

G1: Qual a sua opinião sobre o uso de símbolos religiosos cristãos em tribunais?
Pe.: Eu sou favorável, eu sei que o centro da discussão disso é a figura da cruz mas para mim este símbolo vai além da fé católica, pois Jesus Cristo morreu para salvar toda a humanidade, não somente os católicos. A Igreja Católica assume com muita alegria e amor a figura da cruz, sendo esta a bandeira de nossa fé. Contudo, não sou contra de que cada religião ponha seu símbolo no tribunal, não há nenhum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário